quarta-feira, 25 de abril de 2012

Como fazer


Veja alguns cuidados que você deve tomar para tirar bom proveito das rodadas de negócios


Informe-se sobre a empresa com a qual se reunirá. Se o interlocutor falar um idioma que você não domina, vá acompanhado de um intérprete — algumas entidades de classe, como a Assintecal, disponibilizam esses profissionais.
Entregue a todos os potenciais clientes um cartão de visitas com o logotipo da empresa, seu nome, cargo, telefone e e-mail. Além de facilitar contatos futuros, um cartão bem-feito é sinal de profissionalismo.
Apresente de forma objetiva a sua empresa e o que ela faz. Seja preciso ao falar sobre assuntos como preço, capacidade produtiva, distribuição e prazos de entrega.
Evite falar demais e deixe o interlocutor à vontade para fazer perguntas. Anote os tópicos mais importantes e não prometa o que não poderá cumprir.
Ouça com atenção o que o comprador quer e como a sua empresa pode atendê-lo. Evite distrações. Nas feiras acontecem muitas reuniões ao mesmo tempo, o que torna o ambiente barulhento.
Lembre-se de que o melhor esquema de negociação é o ganha-ganha, no qual cliente e fornecedor saem satisfeitos. A idéia é construir uma relação duradoura.
Prepare-se para diferentes tipos de reação do interlocutor, inclusive as negativas. Caso ele não se mostre receptivo, não desanime. Otimismo e profissionalismo podem ajudar a reverter futuramente uma situação aparentemente desfavorável hoje.

Fonte: http://revistapegn.globo.com/Empresasenegocios/0,19125,ERA1688232-2992-2,00.html

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