Informe-se sobre a empresa com a qual se reunirá. Se o interlocutor falar um idioma que você não domina, vá acompanhado de um intérprete — algumas entidades de classe, como a Assintecal, disponibilizam esses profissionais. |
Entregue a todos os potenciais clientes um cartão de visitas com o logotipo da empresa, seu nome, cargo, telefone e e-mail. Além de facilitar contatos futuros, um cartão bem-feito é sinal de profissionalismo. |
Apresente de forma objetiva a sua empresa e o que ela faz. Seja preciso ao falar sobre assuntos como preço, capacidade produtiva, distribuição e prazos de entrega. |
Evite falar demais e deixe o interlocutor à vontade para fazer perguntas. Anote os tópicos mais importantes e não prometa o que não poderá cumprir. |
Ouça com atenção o que o comprador quer e como a sua empresa pode atendê-lo. Evite distrações. Nas feiras acontecem muitas reuniões ao mesmo tempo, o que torna o ambiente barulhento. |
Lembre-se de que o melhor esquema de negociação é o ganha-ganha, no qual cliente e fornecedor saem satisfeitos. A idéia é construir uma relação duradoura. |
Prepare-se para diferentes tipos de reação do interlocutor, inclusive as negativas. Caso ele não se mostre receptivo, não desanime. Otimismo e profissionalismo podem ajudar a reverter futuramente uma situação aparentemente desfavorável hoje. |
Nenhum comentário:
Postar um comentário